segunda-feira, 8 de março de 2010

Juros e Correção Monetária em Senteças Judiciais

Uma das coisas que pensamos quando nos vem à mente processos judiciais é o tanto que costumam demorar (ou costumavam em algumas comarcas/cidades).

Outra coisa que pensamos é que, já que vai demorar, o valor pedido, quando sair, estará defasado o que faz não valer a pena pedir o valor judicialmente.

Bem. Estes pensamentos não devem habitar a cabeça daquele que ler este artigo, pelo contrário, após ler este artigo desejarás que todo processo judicial que protocolizares demore o máximo possível conforme ponderações que passo a fazer.

1. Os juros moratórios são de 1% ao mês. (CC. art. 406 c/c art. 161, §1º do CTN).

2. Incide correção monetária sobre os valores das decisões judiciais em percentual que flutua perto de 0,5% ao mês. (art. 1º da lei 6899/81)

Notando as duas observações supra, vê-se que somando-se os juros e a correção monetária sobre o valor do pedido o valor ultrapassa os 18% ao ano, maior que qualquer investimento que se possa ter (exceto empresariais), equiparando-se a um investimento em uma ação de uma blue chip (vale, petrobrás, etc..) em um bom ano para a economia, porém, sem o risco que acompanha investimentos em ações.

Aí vem uma questão: "E naquela ação que esqueci de pedir que incidisse juros e correção monetária sobre a condenação???"
R: Não há problema, a incidência de juros e correção monetária sobre valores de sentenças judiciais independe de pedido.

O artigo 1º da lei 6899/81 diz: "A correção monetária incide sobre qualquer débito resultante de decisão judicial, inclusive sobre custas e honorários advocatícios."

Já sobre os juros, que não existe lei clara sobre haver ou não incidência em débitos judiciais nos quais os juros não foram pedidos expressamente, o STF já se manifestou a respeito, na súmula 254 nas palavras:
"Incluem-se os juros moratórios na liquidação, embora omisso o pedido inicial ou a condenação."

15 comentários:

  1. Dr, comprei um terreno na imobiliaria em 2009,contratamos um engenheiro e contruimos descobrimos em dezembro 2011 q a obra esta no terreno errado o engenheiro assinou papeis atestando por topografia q o terreno era certo a dona do terreno nao quer fazer a troca pelo terro q e do lado,o dela e 23 e nosso 22 disse q nao quer acordo ,sera que corro o risco de perder minha obra ja investi mais de cem mil o que devo fazer por favor me de uma luzestou desesperada .obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane.
      Faça novamente a topografia para ter certeza de que está no terreno errado.
      Se estiver corre o risco de perder a obra.
      Cabe ação de reparação de danos contra o primeiro topógrafo que fez as medições erradas.
      O melhor mesmo seria um acordo com a dona caso realmente esteja no terreno dela. Ofereça o seu terreno mais um valor em dinheiro ou algo do tipo.
      Sucesso!!!

      Excluir
  2. tenho um processo seguro depvat em andamento por invalidez permanente ja faz 3 anos. vou ter correção sobre esse valor

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Anderson, parabéns pelo texto. O índice de reajuste na correção monetária é algo que sempre me atormenta. Como o sr. chegou ao valor de 0,5% ?

    Numa inicial, cuja obrigação é líquida, eu já devo apresentar o cálculo da correção monetária direto ou basta realizar o pedido genérico de sua aplicação?

    Grato, sds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0,5% de correção é aproximado, visto que o IPCA gira em torno de 6% ao ano (6/12=0,5).
      Geralmente nos sites dos tribunais há um sistema que corrige os valores automaticamente.
      Na inicial o valor deve ser atualizado, pois o juiz vai condenar o réu nos valores da inicial e geralmente colocará as datas de início da correção monetária e juros após a propositura da ação e citação, respectivamente, podendo variar um pouco dependendo do tipo de ação e do entendimento do juiz.
      Sucesso!!!

      Excluir
  4. Olá Dr. Anderson, parabéns pela sua sabedoria, gostaria de fazer um pergunta. Tenho um processo que esta em torne de 48 mil, no ano 2006, favor qual será o valor aproximado. Também sei que conforme descrito acima teria um juro de 1,28 percentual ao totais de anos pendente. Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma causa na justiça para receber por Previdência Privada na FUNCEF, desde Julho de 2005, e por contrato 15% vai para o advogado. Gostaria de saber se os 15% são acrescidos ao valor a ser recebido e ainda se há algum imposto sobre esse valor recebido, e se sim, é sobre o valor inicial ou final da causa??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. O terreno ao lado da minha casa foi invadido e para construir rapidamente o invasor está quebrando minha parede de divisa para colocar ferros e cobri-los com telhas. Já pedi para não quebrar mas ele continua. Tenho pesadelos que minha casa está desmoronando com os buracos que ele faz. A quem posso recorrer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. O terreno ao lado da minha casa foi invadido e para construir rapidamente o invasor está quebrando minha parede de divisa para colocar ferros e cobri-los com telhas. Já pedi para não quebrar mas ele continua. Tenho pesadelos que minha casa está desmoronando com os buracos que ele faz. A quem posso recorrer? Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi boa tarde
    Desculpa te incomoda, Tenho uma dúvida em comprar um lote de invasão porquê o rapaz que invadiu o lote falou que a dona abriu mão da área porquê ela teria que pagar certo documentos é teria visto que sairia bem claro.
    Gostaria de saber o que deve fazer pra sabe ser realmente ela abriu mão da área e que documentos deve obter para futuramente eu não perder a área se caso ela mudar de ideia, porque quero comprar a área mas não quero correr o risco de perder ela futuramente.
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dr. Meu nome é Assis moro em um terreno que tem mas de 35 anos que foi invadido e consta que não foi pago os empostos, eu gostaria de saber se não pagar a dívida o terreno passa a ser de prefeitura ou do estado? A área já está toda construída por 42 famílias, corremos o risco de perder? Recentemente apareceu uma senhora propondo um recibo Compra e Venda reconhecido firma no cartório de imóvel e cobrando 5 mil reais pelo recibo. Devemos pagar, mesmo sabendo que eles não pagarão a dívida pendente? Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Dr. comprei um Imóvel (casa) da CAIXA (Venda Direta) na mesma mora um invasor aproximadamente 5 (cinco) anos, ele tem 60 anos de idade, eu sou o proprietário legítimo do Imóvel com Escritura e Registro em meu nome, a pergunta que faço para o Dr. é a seguinte Existe alguma chance do invasor ganhar a causa e eu ficar no prejuízo ?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Dr. Gostaria me ajudasse a tirar uma dúvida.
    Meus pais moramos em um terreno da prefeitura a mais de 20 anos e agora ela querem nós tirar do terreno.
    Gostaria de saber se eles podem sem nos alocar para outro lugar ou uma indenização?
    Fico no aguardo e desde já agradeço sua ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Olá senhor Theodoro! Eu gostaria q o senhor me tirasse uma dúvida, minha sogra mora numa área verde da prefeitura a mais ou menos 15 /20 anos, a me parece q a prefeitura está querendo pedir reintegração de posse oq devemos fazer nesse caso, desde já agradeço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.